terça-feira, 19 de maio de 2009

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Tema: Trabalhando com hipertexto

Conteúdos: Produção textual, crianção de hipertexto

Público-alvo: 5º ano escolar do Ensino Fundamental

Duração: 1 aula

Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos: manuseio do dicionário, noções para produção de texto coletivo de forma coaborativa.

Objetivos:

  • Definir racismo e preconceito;

  • Elaborar um texto coletivo;

  • Compreender a igualdade entre as pessoas;

  • Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;

  • Transformar o texto coletivo em um hipertexto.

Desenvolvimento

Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre racismo e preconceito. Ouvir suas opiniões a respeito de posturas racistas e definir coletivamente conceitos sobre racismo e preconceito. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas ideias.

Após essa etapa, dividir os alunos em grupos para que pesquisem no dicionário definições de palavras selecionadas no texto coletivo e que também criem suas próprias definições.

Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet.

De posse do material produzido pelos alunos a Orientadora Tecnológica digitará o texto coletivo e o texto referente a suas pesquisas e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.

Recursos

  • Minidicionário

  • Folhas

  • Lápis e borracha

  • Computador

  • Datashow e telão

Avaliação

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.

Atividade 2.6 - hipertexto produzido pela turma

Preconceito e Racismo não


Infelizmente, o racismo e o preconceito ainda estão presentes no nosso dia-a-dia.

Muitas pessoas se sentem superiores aos outros e pensam que “o negro” não é gente. Isso é uma prática de racismo.

Todos são iguais, independentemente de raça, cor e religião.

Uma pessoa não deve ser julgada por sua aparência .

Temos que tratar as pessoas com respeito!

Discriminar alguém só porque é diferente é falta de respeito e de amor ao próximo.

Ninguém é perfeito!

Não devemos fazer com os outros o que não queremos que façam conosco.

Não se esqueça de que a prática do racismo é crime.

Como diz a música:

“Somos corpo, assim bem ajustado, totalmente ligados, unidos, vivendo em amor...”

E assim devemos ser!

Respeite as diferenças!

Anexos para os links da atividade 2.6

Racismo – Doutrina que prega a superioridade de uma raça sobre as outras. Prática de preconceito racial = racista. (Fonte: Minidicionário Aurélio)
O racismo é feito e praticado por pessoas racistas que não se identificam com as outras e que não têm amor ao próximo. Maria Clara

Preconceito – Ideia preconcebida, em geral sem fundamento, Intolerância a outras raças, religiões etc. (Fonte: Minidicionário Aurélio)
O preconceito é praticado por pessoas preconceituosas, que não vêem as pessaos negras, indígenas, estrangeiras etc como iguais.

Raça – Grande grupo que possui características semelhantes como na cor da pele. (Fonte: Minidicionário Aurélio)
É um grupo ao qual se pertence com semelhanças como na cor da pele. Letícia

Religião – Crença na existência de força ou forças sobrenaturais. (Fonte: Minidicionário Aurélio)
É acreditar em Deus. Acreditar numa força superior, capaz de ajudar quando precisamos.

Respeito – Dar atenção ou importância. Tratar com reverência. (Fonte: Minidicionário Aurélio)
É tratar as pessoas com amor, dignidade, apreço e obediência. Ana Paula

Discriminar – Separar, discernir, distinguir. (Fonte: Minidicionário Aurélio)
Tratar da maneira que bem quiser, com ar de superioridade. Desgostar. Rafaela Araújo

Atividade 2.5 - Criando uma atividade em hipertexto ou seu hiper-portfólio

Portfólio de Regiane Ferreira Rosa


Quem é Regiane Ferreira Rosa

O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos

Uma apresentação sobre vídeos


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Atividade 2.3 - O que é um hipertexto segundo você e outros autores

Segundo Theodor H. Nelson o hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermedia.

http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm


De acordo com Vannevar Bush o hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html


Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um hipertexto electrónico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas anotações”.

http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm


Segundo meu entendimento o hipertexto é um texto em formato digital ligado à links eletrônicos capazes de interligar outros textos que completam e fundamentam uma leitura não-linear, estruturada em diversos tópicos que podem ser pesquisados a medida em que forem necessárias novas informações. Esses links podem ser pequenos parágrafos, frases ou até mesmo imagens capazes de nos levar a outras páginas contendo informações de nos ajudem a dar sentido a nossa leitura e aquisição/construção de conhecimento.

Atividade 2.2 - Navegando em hipertexto sobre hipertexto

O termo hipertexto refere-se a um conjunto de links e hiperlinks que podem ser representados por ícone, imagens, onde há possibilidade de interconexão entre o texto lido e outras informações relevantes anexas que facilitam sua leitura, interpretação e compreensão.

Ao acessar o endereço da página Wikipedia e links dispostos ao longo do hipertexto pude me orientar e avançar para outras páginas, acessando informações complementares que auxiliaram minha leitura. Não tive dificuldades em realizar essa atividade de navegação, pois já estou familiarizada com a navegação na internet a partir da consulta de links.

Fui e voltei inúmeras vezes à páginas contidas nos links sem perder o caminho do tema principal que ficou bem mais esclarecido para mim.

Nesse caminho percorri diversos conceitos: a etmologia, ou seja, a origem da palavra hipertexto, definições de hiperlink, link, ícone e hipermídia, conheci a história do hipertexto e sua ligação com a World Wide Web, e também as realações entre hipertexto, hipermídia e educação.

Com essa “viagem” pude aperfeiçoar minha compreensão sobre a importância do trabalho com hipertexto na educação como forma de introduzir no aluno uma nova forma de ler, mais prazerosa e eficaz no processo ensino-aprendizagem.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Atividade 2.1 - Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar livremente

Ao navegar pelos sites propostos na atividade e percorrer os diversos links a que o texto me remetia, pude realizar uma leitura não-linear, fragmentada, sem uma sequência única e cheia de curiosidade, o que despertou em mim uma vontade e ir cada vez mais longe em minha leitura, busca e descobertas. O trabalho com hipertextos além de enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pela navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos torna co-autores do que lemos.