Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: Produção textual, crianção de hipertexto
Público-alvo: 5º ano escolar do Ensino Fundamental
Duração: 1 aula
Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos: manuseio do dicionário, noções para produção de texto coletivo de forma coaborativa.
Objetivos:
Definir racismo e preconceito;
Elaborar um texto coletivo;
Compreender a igualdade entre as pessoas;
Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
Transformar o texto coletivo em um hipertexto.
Desenvolvimento
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre racismo e preconceito. Ouvir suas opiniões a respeito de posturas racistas e definir coletivamente conceitos sobre racismo e preconceito. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas ideias.
Após essa etapa, dividir os alunos em grupos para que pesquisem no dicionário definições de palavras selecionadas no texto coletivo e que também criem suas próprias definições.
Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet.
De posse do material produzido pelos alunos a Orientadora Tecnológica digitará o texto coletivo e o texto referente a suas pesquisas e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.
Recursos
Minidicionário
Folhas
Lápis e borracha
Computador
Datashow e telão
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.
Achei muito interessante a atividade sugerida pois possibilita aos alunos compreenderem bem o que é um hipertexto além de incentivar o uso do dicionário.
ResponderExcluirGostei muito da sua elaboração e do tema abordado.
ResponderExcluirAdorei essa sua atividade, parabéns e com certeza a utilizarei futuramente na minha prática docente.
ResponderExcluiresta atividade é muito importante, porque ensina o aluno a refletir sobre o tema pesquisado, levando-o a produçao do texto que tera link para varios tipos de explicações e conceitos referente ao desenvolvimento do conteudo estudado.
ResponderExcluirEproinf
ResponderExcluirEMILIA LEONORA PEREIRA GONTIJO
CURSO:TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS
PROF:CILÊDE
NESSE CONTEXTO DE HIPERTEXTO QUERO RELATAR QUE COM UM TEMA VOCê PODE UTILIZAR VARIOS RECURSOS DENTRO DA TECNOLOGIAS PARA EXPLORAR O CONTEUDO DESSE TEMA.AQUI NESSE LINK É POSSIVEL OBSERVAR COMO ISSO PODE SER FEITO.
E- Proinfo: “ As novas tecnologias na escola”
ResponderExcluirAluna: Luciana Ramos de Castro
Professora: Cilêde
O Hipertexto têm grande importância no aprimoramento de nossos conhecimentos, pois através dele podemos ter contato com diferentes opiniões nos possibilitando produzir um texto rico em pesquisas. Sendo assim através deste link pude esclarecer minhas dúvidas sobre como enriquecer minhas produções textuais com o Hipertexto.
http://regfrosa.blogspot.com.br/2009/05/atividade-26-planejando-uma-atividade_3744.html