segunda-feira, 18 de maio de 2009

Atividade 2.2 - Navegando em hipertexto sobre hipertexto

O termo hipertexto refere-se a um conjunto de links e hiperlinks que podem ser representados por ícone, imagens, onde há possibilidade de interconexão entre o texto lido e outras informações relevantes anexas que facilitam sua leitura, interpretação e compreensão.

Ao acessar o endereço da página Wikipedia e links dispostos ao longo do hipertexto pude me orientar e avançar para outras páginas, acessando informações complementares que auxiliaram minha leitura. Não tive dificuldades em realizar essa atividade de navegação, pois já estou familiarizada com a navegação na internet a partir da consulta de links.

Fui e voltei inúmeras vezes à páginas contidas nos links sem perder o caminho do tema principal que ficou bem mais esclarecido para mim.

Nesse caminho percorri diversos conceitos: a etmologia, ou seja, a origem da palavra hipertexto, definições de hiperlink, link, ícone e hipermídia, conheci a história do hipertexto e sua ligação com a World Wide Web, e também as realações entre hipertexto, hipermídia e educação.

Com essa “viagem” pude aperfeiçoar minha compreensão sobre a importância do trabalho com hipertexto na educação como forma de introduzir no aluno uma nova forma de ler, mais prazerosa e eficaz no processo ensino-aprendizagem.

Um comentário:

  1. Penso que seu comentário foi um extenso demais para quem está iniciando seus estudos como eu. Fiquei confusa com os termos usados por você, mas entendo que o seu conhecimento já é maior, porém não me auxiliou no processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir