segunda-feira, 8 de junho de 2009

Atividade 2.7 - Execução da atividade planejada

A atividade foi realizada com a turma 502 (5º ano – Ensino Fundamenta) do Colégio Estadual Olavo Bialc.

Essa atividade foi muito prazerosa e houve grande entusiasmo e comprometimento por parte dos alunos durante a realização das diferentes etapas.

No decorrer da atividade os alunos logo perceberam a diferença entre os temas destacados: racismo e preconceito, dando opiniões e relatando experiências de envolvimento em tias situações.

O trabalho foi realizado de forma coletiva e dividido em vários momentos sob a orientação da professora regente e da Orientadora Tecnológica que deu apoio e suporte técnico-pedagógico acerca do uso das ferramentas.

Primeiramente ouve uma discussão acerca do tema, depois os alunos produziram um texto coletivo que foi redigido pela professora em sala de aula. Num segundo momento os alunos foram divididos em duplas e pesquisaram com o auxílio de um dicionário o significado e também criaram uma definição própria das palavras que se tornariam os hiperlinks.

A parte o texto coletivo foi entregue à Orientadora Tecnólógica para ser digitado juntamente com os textos que serviriam como a página onde a definição dos hiperlinks ficariam hospedados.

Após estes dois momentos os alunos foram levados à sala multimídia, equipada com computador, datashow e telão. Lá os alunos receberam orientações e uma aula expositiva acreca da criação de hiperlinks. Em seguida acompanharam atentos a transformação do texto coletivo em um hipertexto. Foram convidados a experimentar os links para observar sua foncionalidade e descobriram como é prazeroso navegar pelos diversos links contextualizando assim seu aprendizado acerca do tema proposto.

Como a turma trabalha com disciplinas integradas todo o trabalho foi contextualizado, dispensando assim, o envolvimento de outros professores.

Um comentário:

  1. Olá professora Elziná, quero parabenizá-la pelo belíssimo trabalho que vem realizando através dos recursos tenologicos com seus alunos. è assim que crescemos ,compartilhando nossas aprendizagens com o outro e principalmente fazendo dela um elo de construções das mais variadas formas de aprendizagens com seus alunos em sala de aula.
    Abraços!!!
    Edileuza

    ResponderExcluir